top of page
MARCA FINAL-02.png

Dia do Marinheiro

Em meio a tantos reboliços políticos, cobranças e esperanças, a Marinha do Brasil comemora o dia do seu Patrono, o Almirante Tamandaré, um dos mais patriotas e leais marinheiros do Brasil





Joaquim Marques Lisboa nasceu há 216 anos, em 13 de dezembro de1807, na vila de São José do Norte, no Rio Grande do Sul. Aos 16 anos se apresentou como voluntário ao comandante da fragata Niterói, John Taylor. Zarpou com a Marinha brasileira de onde nunca mais sairia.

Joaquim comandou o primeiro navio aos 18 anos. Com espirito patriota, civismo, lealdade e dignidade enfrentou várias batalhas tornando-se um abnegado nacional. Aos 36 anos, já como Capitão de Mar e Guerra, Joaquim recebeu o comando do encouraçado D.Afonso, e foi à Inglaterra buscar o primeiro navio de guerra a vapor incorporado à Marinha do Brasil. O Almirante esteve à frente da Força Naval Brasileira no Rio da Prata e liderou diversos conflitos como Guerras de Independência, a Guerra contra Oribe e Rosas e a Guerra do Paraguai.

Após quase 70 anos de serviços prestados, o Almirante Tamandaré foi declarado o Patrono da Marinha do Brasil.

Morreu no Rio de Janeiro aos 89 anos e fez questão que escrevessem em seu tumulo:

Aqui jaz o Velho Marinheiro”


Bravo Zulu!













CURIOSIDADES


- Em 1823, Joaquim matriculou-se na Academia da Marinha e tornou-se amigo de Francisco Manuel Barroso, o futuro Almirante e Barão do Império.


- Ele fez dois salvamentos no mar importantes: o de tripulantes e passageiros que estavam no incêndio do navio Ocean Monarch, e da nau Vasco da Gama destruída por uma tempestade na entrada da barra do Rio de Janeiro.


- Foi feito prisioneiro junto com 40 homens e ficou preso no porão de um navio por mais de 20 dias. Levado para o continente conseguiu fugir com alguns prisioneiros somente após seis meses.


- O Almirante Tamandaré se casou no dia 19 de fevereiro de 1839, aos 32 anos, com a sobrinha Eufrásia de Lima Lisboa. Juntos tiveram seis filhos, três homens e três mulheres.


bottom of page