top of page
MARCA FINAL-02.png

Jornalismo Verdade...de verdade?

Eu falo o que é notícia ou eu falo o que você quer ouvir? O dia em que jornalismo virou audiência...



O jornalismo está tão desgastado que ultimamente alguns profissionais dizem que praticam "o verdadeiro" jornalismo. É o aviso da fake do fake.

Estamos numa época em que a notícia deixou de ser o fato e passou a ser a pessoa. São os ditos comentaristas, analistas e tem até os romancistas. Na maioria ficam nervosos quando algum jornalista desavisado vem com uma matéria, daquelas antigas, que carregam um Lead, ou simplesmente checam uma fonte. Expoem dados e cometem o crime de escutar o outro lado da moeda, ou notícia, se preferir.

Entramos num caminho que talvez não tenha volta. Alguns acham que essa morte do jornalismo advem das novas tecnologias, dos novos tempos. Mas não tem nada a ver. Acredito que o sucateamento das redações começam nas centenas e milhares de cursos e salas de aulas, muitas delas rotulados, que entregam verdadeiras milicias para as redações. Ou de ex-profissional, de qualquer área, que estudou retórica e sai ditando regras noticiosas.

Fiquei absmada quando fui na formatura de um primo e os alunos-formandos quando iam ao palco receber os diplomas, gritavam palavras de ordem no microfone. Para eles eram uma festa. Mal sabem que aquele era o principio de um fim.

Sou da época que em sala de aula se aprendia que quem ganhava holofotes era a notícia. Ou seja, o que eu penso, ou quero, nunca será notícia.

O jornalismo hoje milita e limita, infelizmente.

Ao invés de informar, deforma.

Antes tinhamos sede por apuração, hoje os pseudos jornalistas não querem nem ouvir falar que existe um outro lado. Para muitos porque simplesmente não existe o outro, o lado.

A notícia sou só eu...




0 comentário
bottom of page