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Projeto “Meu Tomati” - o príncipe da gastronomia italiana em campanha pelo Brasil




 

Pelati, polpas e passata - eles reinam na gastronomia italiana. Os tomates italianos buscam reconhecimento de origem e para isso o projeto lançado ano passado no Brasil, ganha novo fôlego. A campanha foi apresentada ontem, dia 08, pela Câmara de Comércio da Itália no restaurante Ristorantino, em São Paulo.  

Um dos objetivos é lançar informações de um produto agroalimentar europeu que vem com rastreabilidade e certificação para assegurar a qualidade e aumentar as vendas para o mercado brasileiro. A Itália produz cerca de 15% do cultivo mundial de tomates e é líder na produção processada. Ano passado, o Brasil teve cerca de 26% de crescimento nas importações, mas segundo o presidente da OI Pomodoro Bacino Guglielmo Vaccaro, o país consome somente 3% da produção de tomates da Itália. 

O cultivo de tomates começou pelos índios na América do Sul. Com a colonização no século XVI ele foi descoberto e incorporado pelos europeus. 

A fruta chegou na Itália e ganhou o nome de pomo d’oro porque eram parecidas com maças douradas. Hoje fazem parte do paladar da cultura e gastronomia italiana. 

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